Wall Street fecha pregão em seu nível mais alto desde 3 de agosto

A Bolsa de Nova York iniciou a semana em forte alta nesta segunda-feira, com o Dow Jones registrando sua quinta sessão de ganhos nos seis últimos pregões e alcançando seu nível mais alto desde 3 de agosto.
Os negócios foram impulsionados por dados positivos sobre consumo nos Estados Unidos e pelo alívio em relação à passagem do furacão Irene, que deixou menos prejuízos que o esperado. Com isso, o Dow Jones subiu 2,26% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, obteve alta de 3,32%.
Segundo cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average subiu 254,71 pontos, cotado a 11,539,25, e o Nasdaq fechou o dia em alta de 82,26 pontos, a 2.562,11.
O Dow Jones, principal índice de Wall Street, já havia recuperado 4,3% na semana passada, após um mês de queda.
Já o índice ampliado Standard and Poor’s 500 apresentou alta de 2,83% (33,28 pontos), a 1.210,08.
De acordo com o Departamento do Comércio dos Estados Unidos, os gastos de consumo das famílias subiram em julho mais que o previsto (+0,8%) em relação ao mês anterior.
Além do dado positivo sobre o consumo, os investidores foram tranquilizados pelas primeiras estimativas de danos causados pelo furacão Irene na costa leste dos Estados Unidos.
Segundo a empresa de gestão de riscos, Eqecat, os prejuízos foram estimados em 5 a 7 bilhões de dólares, sendo que as expectativas iniciais eram de 10 bilhões.
“Com danos menores que o esperado, a limpeza pôde ser feita de maneira mais ágil e os serviços de transporte foram retomados”, disse Lindsey Piegza, da FTN Financial.
“É uma boa notícia. Vemos que os consumidores continuam gastando, o que permite iniciar o terceiro trimestre de maneira positiva”, disse.
No mercado obrigatório, cujos rendimentos evoluem em sentido contrários aos preços, o bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos subiu a 2,271%, contra 2,188% na noite de sexta-feira. Já os títulos à 30 anos ficaram em 3,623%, contra 3,534% na véspera.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)