Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wall Street fecha em leve baixa, sugerindo resiliência

Por Edward Krudy

NOVA YORK, 30 Jan (Reuters) – O mercado de ações dos Estados Unidos terminou em leve baixa nesta segunda-feira enquanto discussões a respeito da dívida da Grécia foram adiadas, mas um rali à tarde reduziu as perdas numa indicação da resiliência que o mercado mostrou no início deste ano.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,05 por cento, para 12.653 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve desvalorização de 0,25 por cento, para 1.313 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,16 por cento, para 2.811 pontos.

Índices importantes haviam caído mais de um por cento enquanto negociações entre o governo grego e portadores de títulos sobre a reestruturação da dívida de 200 bilhões de euros não chegaram a um acordo antes do início de uma reunião de cúpula entre líderes europeus.

Mas à tarde essas perdas foram reduzidas bruscamente. O otimismo de que os mercados dos Estados Unidos poderiam afastar-se dos problemas da Europa tem impulsionado ganhos em 2012, com o S&P 500 subindo 4,7 por cento neste mês. Administradores de recursos, alguns dos quais perderam as altas, estão dispostos a comprar nas quedas ao longo do dia.

“A movimentação que vimos hoje é bem similar ao que temos visto ao longo do ano até agora”, disse Ryan Larson, responsável pela negociação de equities da RBC Global Asset Management, em Chicago. “Vimos resiliência se mostrar nos mercados americanos, e acho que esse é um tema que temos visto em 2012”.

“Os Estados Unidos parecem estar lentamente nos primeiros estágios para se desvencilhar da zona do euro”, disse.

Ações financeiras foram as mais atingidas pelos acontecimentos na Europa. O setor caiu quase 1 por cento, principal âncora do S&P 500. O papel do Bank of America caiu 3 por cento para 7,06 dólares.

Ações dos setores de materiais, tecnologia e telecomunicações lideraram a virada após o fechamento dos mercados europeus. O setor de materiais do S&P 500, que já teve valorização de 11 por cento neste ano, terminou em leve baixa nesta segunda-feira.

Mas o volume foi baixo, em apenas 6,2 bilhões de ações no New York Stock Exchange (NYSE), American Express (Amex) e Nasdaq. Isso indicou que a participação foi leve e provavelmente amplificou movimentos de mercado. A média móvel dos últimos 200 dias nesses mercados é de 7,8 bilhões.