Clique e assine com até 92% de desconto

Wall Street fecha em alta após dados positivos nos EUA

Por Spencer Platt 22 dez 2011, 21h22

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta quinta-feira, puxada por estatísticas econômicas animadoras nos Estados Unidos, especialmente sobre o nível de emprego: o Dow Jones ganhou 0,51% e o Nasdaq, 0,83%.

O Dow Jones Industrial Average avançou 61,91 pontos, a 12.169,65 unidades, e o Nasdaq subiu 21,48, a 2.599,45 pontos. O índice ampliado Standard & Poor’s 500 ganhou 0,83%, a 1.254,00.

O volume de negócios foi fraco nas vésperas das festas de final de ano, destacou Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital. “Mas se o euro permanecer estável, poderemos ter uma boa progressão até o final do ano”.

Sem as más notícias do continente europeu, os investidores puderam se concentrar em uma bateria de indicadores econômicos provenientes dos Estados Unidos, que no conjunto projetaram um panorama positivo.

Os novos pedidos de seguro desemprego caíram ao menor nível desde abril de 2008, destacou o departamento do Trabalho, acrescentando que ocorreram menos demissões na maioria dos Estados.

Continua após a publicidade

O Conference Board, uma série de indicadores econômicos que dão uma ideia da conjuntura nos Estados Unidos, e o índice de confiança das famílias da Universidade de Michigan também subiram.

Mas o governo americano revisou para baixo a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto para o terceiro trimestre, a 1,8% ao ano.

“O principal são os dados sobre o emprego, que semana após semana mostram resultados positivos. O ano termina de uma forma que não é negativa para os Estados Unidos. A incerteza está na crise da Europa”, estimou Gregori Volokhine, da Meeschaert Capital Markets.

Volokhine destacou que o Dow Jones é “o único índice importante do mundo que termina no azul este ano”.

No mercado obrigatório, o rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos retrocedeu a 1,951%, contra 1,967% na quarta-feira. O papel a 30 anos fechou a 2,981%, contra 3,001% na véspera.

Continua após a publicidade
Publicidade