Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Volume de voos no Brasil cresce 153% em 10 anos

Para assessor da Anac, o país possui um índice de utilização baixo e tem potencial para crescer ainda mais no setor aéreo

O assessor da presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rodrigo Santana, divulgou nesta sexta-feira que houve um aumento de 153% no número de voos realizados no Brasil entre 2002 e 2012, com uma média de expansão anual de 10%. O crescimento global durante o mesmo período foi de 46%. “A alta pode ser explicada em parte pela redução no preço das passagens”, disse Santana.

De acordo com Santana, houve uma redução média de 43% no preço das passagens aéreas entre 2002 e 2012. “Hoje, o custo que o passageiro desembolsa para voar por um quilômetro é menos da metade do que era em 2002″, disse, sem mencionar os valores”, afirmou ele.

Santana ainda ressaltou que, apesar de a expansão ter sido muito acima da média mundial, ainda há espaço para o transporte aéreo brasileiro crescer. “O índice de utilização ainda é baixo. Em primeiro lugar no mundo, estão os Estados Unidos, onde as pessoas voam em média cinco vezes por ano. No Brasil, essa média é de 0,9 vezes”, disse o assessor.

Leia também:

Setor aéreo tem o melhor resultado para fevereiro

IBGE: Interior do Brasil ainda está à margem da aviação

Dilma quer desonerar combustível de aviação para ajudar turismo

(com Estadão Conteúdo)