Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Volks coloca em férias coletivas 3,6 mil funcionários de Taubaté

Segundo a montadora, o objetivo da medida é adequar o volume de produção da fábrica à demanda do mercado

A Volkswagen colocou os cerca de 3.600 funcionários da fábrica em Taubaté (SP) em férias coletivas a partir desta terça-feira.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, a maioria dos funcionários retoma as atividades entre os dias 28 de abril e 2 de maio. Outros 260 empregados ficam em férias coletivas por 20 dias e retornam ao trabalho em 8 de maio.

 

A montadora informou que a medida tem como objetivo adequar o volume de produção da fábrica à demanda do mercado.

O sindicato afirmou que irá acompanhar as atividades da empresa para que sejam tomadas apenas as medidas necessárias para manutenção dos postos de trabalho.

Na unidade de Taubaté da Volkswagen são produzidos os modelos Up!, Gol e Voyage.

Setor em queda

A produção de veículos do Brasil em março caiu 23,7% sobre o mesmo período do ano passado, para 195,3 mil unidades. segundo a associação que representa as montadoras instaladas no país, Anfavea. O resultado é o menor para o mês desde março de 2004, quando a indústria produziu 185,5 mil veículos.

No trimestre, a produção somou 482,3 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, queda de 27,8% sobre os três primeiros meses de 2015, ante expectativa da Anfavea de alta de 0,5% em todo o ano de 2016.

As vendas no mercado interno tiveram baixa de 28,6% no trimestre sobre um ano antes, para 481,3 mil unidades, após 179,2 mil veículos novos licenciados em março, afirmou a Anfavea.

O volume de vendas do mês passado foi 23,6% abaixo dos emplacamentos do mesmo mês de 2015, mas avançaram 22,1% sobre fevereiro, que teve menos dias úteis que o mês passado.