Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Virgin terá operadora virtual de celular no Brasil

Empresa do bilionário britânico Richard Branson deve investir 300 milhões de dólares e buscar associação com alguma operadora local

Por Da Redação
7 jun 2011, 13h18

A operadora virtual da Virgin deve estrear em mercados menores do território nacional ainda em 2011

O mercado de operadoras móveis virtuais – MVNO, na sigla em inglês – ganhou um reforço de peso no país: a Virgin, do bilionário britânico Richard Branson. O Brasil é o foco das operações da companhia na América Latina, que será montada em parceria com a Tribe Mobile e consumirá investimentos de 300 milhões de dólares nos próximos cinco anos.

Em entrevista, o presidente da Tribe Mobile, Phil Wallace, disse que a atuação no Brasil só deve se concretizar em 2012 – primeiro, a empresa precisará obter as licenças na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e encontrar uma parceria que ofertará a infraestrutura de serviços. Pelas regras do segmento, só podem atuar no país empresas que firmarem contratos com as companhias que já atuam no mercado, como Vivo, TIM, Claro e Oi.

Por conta das negociações com parceiros e dos trâmites burocráticos, Wallace afirmou que provavelmente a operadora virtual da Virgin estreará em dois mercados menores da região ainda em 2011. A ideia é chegar a oito países no ano que vem, incluindo o Brasil. “Bem que gostaríamos de estar no Brasil a tempo do Natal de 2011”, disse o executivo. Segundo ele, entre 40% e 50% das receitas da Virgin na região deverão se concentrar no mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

O orçamento de 300 milhões de dólares que a nova operadora tem para investir na América Latina deverá ser aplicado principalmente em marketing e promoções para captar clientes. Como as operadoras virtuais alugam a infraestrutura das empresas tradicionais, seu custo se concentra principalmente em seduzir consumidores para uma proposta especial. As operadoras móveis virtuais atuam em nichos específicos, aproveitando segmentos pouco atraentes para as grandes empresas.

No caso da Virgin, uma das possibilidades é o foco no mercado jovem. “No exterior, temos nos concentrado nos consumidores de 13 a 28 anos. A marca Virgin é conhecida e tem o potencial de fornecer conteúdos adicionais ao celular”, explica Wallace. Além da operadora móvel, a marca está presente também nos setores de aviação, hotéis e mídia.

(com Agência Estado)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.