Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vice-premiê chinês anuncia avanços em negociações comerciais com Trump

Autoridade chinesa se reuniu com governo americano na Casa Branca com o intuito de buscar consensos em meio às tensões econômicas entre os países

O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, afirmou, nesta sexta-feira 5, que as negociações comerciais entre Pequim e Washington “chegaram a um novo consenso”, informou a agência estatal de notícias Xinhua.

Em um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, Liu disse que as equipes negociadoras dos dois países “realizaram reuniões frutíferas e chegaram a um novo consenso em questões importantes como o texto do acordo econômico e comercial”, segundo a fonte.

O vice primeiro-ministro chinês, que lidera a delegação negociadora do país asiático nos EUA, afirmou que as duas partes “continuarão com as consultas para alcançar maiores progressos em questões de interesse mútuo para concluir as negociações o mais rápido possível”.

Na mesma reunião na Casa Branca, Liu transmitiu uma mensagem do presidente chinês, Xi Jinping, a Trump, na qual ele disse que “durante o mês passado novos progressos substanciais foram feitos” no texto do acordo acima mencionado.

Xi encorajou os dois lados a “manter o espírito de respeito mútuo, igualdade e benefício mútuo”, segundo a agência.

De sua parte, Trump disse que sua equipe está “muito próxima” de chegar a um acordo comercial com a China, e ele espera saber em um mês se poderá agendar uma cúpula com Xi em solo americano com o objetivo de finalizar os detalhes do pacto.

Desde em dezembro do ano passado, EUA e China negociam para tentar acabar com a guerra comercial que começou em 2018, como resultado da agenda protecionista de Trump, que criticou duramente as políticas comerciais do gigante asiático.

(Com EFE)