Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vice espanhola discute com Geithner alternativas para bancos europeus

A vice-presidente espanhola, Soraya Sáenz de Santamaría, declarou nesta quinta-feira que conversou com o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, sobre a possibilidade de que os bancos espanhóis e europeus em geral possam recorrer diretamente ao fundo de resgate europeu.

“Falamos sobre a possibilidade de que os bancos não apenas espanhóis, mas de outros Estados que precisem de fundos, possam recorrer diretamente, sem nenhuma intervenção dos Estados e sem nenhuma condição”, declarou Saénz de Santamaría no fim de um encontro com Geithner em Washington.

“O secretário do Tesouro afirmou que trabalhamos na mesma direção e que é necessário encontrar uma solução para os bancos”, completou a vice-presidente na saída do encontro, em frente ao Departamento do Tesouro.

O Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (Fesf) foi criado e ampliado sucessivamente pelos Estados-membros da moeda única.

O Departamento do Tesouro informou em um comunicado que Geithner e Sáenz de Santamaría analisaram “o progresso significativo que a Espanha fez em suas reformas fiscais e estruturais”, assim como seus planos “para fortalecer seu setor financeiro”.

A autoridade espanhola também reuniu-se com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, em um momento de nervosismo na zona do euro diante dos problemas do setor bancário espanhol, que arrastaram novamente para baixo o euro e as bolsas.