Venezuela não espera veredito sobre Exxon em 2012

Por Deisy Buitrago
PUERTO ORDAZ, Venezuela, 8 Jan (Reuters) – O ministro do petróleo da Venezuela afirmou que não espera uma decisão na arbitragem do Banco Mundial sobre a Exxon Mobil este ano, depois que outro tribunal concedeu à empresa norte-americana 908 milhões de dólares na semana passada.
Ambos os casos referem-se à nacionalização feita pelo presidente Hugo Chávez do projeto petrolífero de Cerro Negro no país, que é membro da Opep, depois de anos de batalhas legais entre a Exxon e seu governo socialista.
Na semana passada, um painel da Câmara Internacional de Comércio deu à empresa norte-americana 908 milhões de dólares, voltando as atenções para o processo em curso no Centro Internacional para Acordos de Disputas sobre Investimentos do Banco Mundial (ICSID).
Esse caso deve ser discutido no próximo mês, mas o ministro do Petróleo, Rafael Ramírez, disse não esperar um veredito neste ano.
“De maneira alguma vai sair em 2012”, disse Ramírez à Reuters nos bastidores de uma visita ao cinturão de petróleo bruto de Orinoco, na Venezuela, por Chávez e o presidente do Peru, Ollanta Humala.
A decisão no maior caso da ICSID pode abrir precedente para futuras disputas entre empresas energéticas e Estados produtores, que vêm buscando uma parcela maior da receita de petróleo conforme sobem os preços e fica mais difícil encontrar novas reservas.
Questionado sobre a chance de um acordo em um caso separado que a Venezuela enfrenta de outra gigante de petróleo, a ConocoPhillips, Ramirez disse: “Não. Continuamos com a arbitragem”.
Na quarta-feira, Chávez zombou da decisão da Câmara Internacional de Comércio de que a Venezuela deve indenizar a Exxon, dizendo que a empresa norte-americana deveria pagar à Venezuela por ter “roubado” o país.
Durante anos Chávez acusa empresas de petróleo estrangeiras de saquear as reservas da nação, mas mantém relações próximas com muitas delas.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)