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Vendas reais de supermercados sobem 4,9% junho

No semestre, o faturamento destes estabelecimentos teve alta de 5,57% sobre igual período do ano passado

As vendas reais (deflacionadas pelo IPCA) nos supermercados apresentaram crescimento de 4,92% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, divulgou nesta quinta-feira a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a maio, verificou-se retração de 4,59%. No semestre, o faturamento dos supermercados teve alta de 5,57% sobre igual período do ano passado.

Já o volume das vendas nestes estabelecimentos registrou um aumento de 6,5% entre janeiro e junho em comparação a igual intervalo do ano anterior, de acordo com levantamento da Nielsen, encomendado pela Abras. O avanço da quantidade de produtos vendidos nos supermercados foi puxado pela cesta de bebidas alcoólicas (+15%) e bebidas não alcoólicas (+10,9%).

Segundo comunicado da Abras, o setor supermercadista mantém bons índices de vendas impulsionados pela geração de empregos (recorde no primeiro semestre) e pela ampliação da massa salarial. A associação destaca que a queda nas vendas de junho ante o mês anterior foi influenciada pelo efeito calendário, já que maio contou com cinco finais de semana cheios enquanto junho teve quatro.

Medido pela GfK, o valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo – como alimentos, artigos de limpeza, beleza, etc – apresentou queda de 1,22% em junho ante maio, para 275,91 reais. Já na comparação com junho de 2009, o valor da cesta avançou 3,89%.

Os produtos com maiores alta em junho ante maio foram farinha de mandioca (+3,53%), xampu (3,34%) e queijo prato (3,23%). As maiores quedas no período ficaram com batata (-19,29%), tomate (-9,74%) e açúcar (-7,12%).

(com Agência Estado)