Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas para o Dia dos Pais caem em relação a 2015

SPC e Serasa registram queda nas consultas feitas na semana que antecede a data; desemprego, inflação e custo do crédito estão entre os fatores

Os consumidores brasileiros compraram menos na semana que antecede o dia dos pais deste ano que no ano passado, segundo informaram empresas de consulta de crédito nesta segunda-feira. Um levantamento feito pela Serasa mostra uma redução de 8,8% em relação a 2015, a maior desde o começo da série iniciada em 2005. A empresa analisou as consultas feitas ao seu sistema por lojistas, para vendas a crédito e através de cheque, durante os dias 8 a 14 desse mês.

Outra estimativa, feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou queda de 7,15% nas vendas a prazo em relação ao ano passado. Apesar da redução, o índice ficou abaixo do verificado em 2015, quando registrou desaceleração de 11,21% em relação a 2014. O dado leva em conta as consultas feitas na semana de 7 a 13 de agosto.

Leia também:
Os passos que ainda faltam para o Brasil sair da crise

Mercado reduz previsão de queda do PIB e aumenta a da inflação

Na avaliação dos economistas das empresas, o desemprego, a inflação e o custo do crédito foram fatores que influenciaram os resultados. Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, ainda é preciso um cenário mais positivo para que se as quedas neste ano sejam amenizadas. “É preciso que se verifique uma tendência de melhora na confiança dos consumidores, calcada no avanço da renda e do emprego”, diz.

As vendas no comércio tiveram o pior semestre desde 2001, com queda de 7% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do IBGE divulgados na última semana.

(Da redação)