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Vendas no varejo dos EUA crescem 0,4% em janeiro

O resultado do varejo americano ficou abaixo das expectativas com a queda nas aquisições de automóveis e nas vendas pela internet

Por Da Redação 14 fev 2012, 11h34

As vendas no varejo dos Estados Unidos cresceram menos do que o esperado em janeiro, com o aumento 0,4% após a estabilidade de dezembro, informou o Departamento de Comércio dos EUA nesta terça-feira. No mês passado, os consumidores reduziram a aquisição de automóveis e compraram menos pela internet.

Fomentando a expansão geral das vendas em janeiro, o gasto em postos de gasolina subiu 1,4% – a maior alta desde março de 2011 -, enquanto as receitas de produtos eletrônicos aumentaram 0,5%. Por outro lado, as vendas de carros e autopeças caíram 1,1%, enquanto as vendas em varejistas sem lojas – uma categoria dominada por sites de compras on-line – também caíram 1,1%, no maior declínio desde março de 2009.

Excluindo automóveis, as vendas no varejo dos EUA avançaram 0,7%, contra expectativas de 0,5%. Outro grupo que subiu 7% foi o núcleo das vendas, que exclui automóveis, gasolina e materiais de construção e corresponde mais corretamente ao componente de consumo privado no relatório de Produto Interno Bruto (PIB) do governo.

Antes, o governo dos EUA estimara um aumento de 0,1% para dezembro, mas o novo cálculo sugere que os consumidores não gastaram tanto quanto o calculado anteriormente durante a temporada de compras do Natal.

(Com agência Reuters)

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