Clique e assine a partir de 8,90/mês

Vendas no varejo caem 0,7% em janeiro, diz IBGE

Trata-se da segunda queda mensal consecutiva na comparação com o período anterior; em um ano, recuo foi de 7%

Por Da redação - Atualizado em 30 mar 2017, 09h35 - Publicado em 30 mar 2017, 09h26

As vendas no varejo recuaram 0,7% em janeiro deste ano em relação a dezembro do ano passado, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Esta é a segunda queda seguida neste tipo de comparação – em dezembro, as vendas haviam recuado 2% sobre novembro. Em relação a janeiro de 2016, o recuo das vendas em janeiro deste ano foi de 7%, segundo o IBGE.

Na comparação com o mês anterior, a queda foi disseminada, atingindo seis dos oito setores pesquisados pelo IBGE. Os resultados negativos foram registrados nas categorias equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-4,8%), combustíveis e lubrificantes (-4,4%), livros, jornais, revistas e papelarias (-1,9%) outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%);Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,1%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,1%).

O IBGE observa que o segmento com maior peso no varejo, o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, tiveram variação próxima a estabilidade em relação ao dezembro (alta de 0,2%).

No varejo ampliado, que engloba as categorias de  veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o resultado foi de -0,2%. Enquanto o setor automotivo teve queda de 1,5%, a venda de matérias de construção avançou 8,3% no período.

Continua após a publicidade
Publicidade