Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vendas no Dia das Mães caem pela 1ª vez desde 2003, diz Serasa

Orçamento apertado das consumidores com a alta da inflação, o custo elevado do crédito e a queda nos níveis de confiança pesaram sobre o resultado

Por Da Redação
11 Maio 2015, 13h17

As vendas para o Dia das Mães caíram pela primeira vez em mais de dez anos e o comércio registrou o pior resultado para o período desde 2003. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que mediu as vendas na semana da data comemorativa de 2015, revelou que de 4 a 10 de maio houve queda de 2,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior (5 a 11 de maio). Os economistas da instituição apontam o orçamento apertado dos consumidores com a alta da inflação, o custo elevado do crédito e a queda nos níveis de confiança como fatores que pesaram para o resultado.

Esta é a primeira queda desde o início da série histórica, em 2003. Especificamente no final de semana do Dia das Mães, de 8 a 10 de maio, as vendas caíram 3,9% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (9 a 11 de maio).

Leia mais:

Comércio prevê o pior Dia das Mães em vendas em 11 anos

Continua após a publicidade

Dez indícios que mostram que você é consumista

São Paulo e Brasília são as cidades mais caras do Brasil, aponta BC

Na cidade de São Paulo, a queda nas vendas durante a semana do Dia das Mães foi de 4,9% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, a retração foi de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Continua após a publicidade

Nos shopping, a associação dos lojistas estima que as vendas tiveram o menor crescimento em sete anos, entre 0,5% e 1%.

A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) era de que o varejo brasileiro registrasse este ano pior desempenho em um Dia das Mães desde 2004, com alta de apenas 0,5% no volume de vendas sobre 2014, para 6,5 bilhões de reais.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.