Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Vendas no comércio sobem 0,9% em novembro

No ano, as vendas no varejo brasileiro só aumentaram 2,4%, mas o faturamento subiu 8,7%

Por Da Redação 14 jan 2015, 08h37

O que é?

A Pesquisa Mensal de Comércio mostra a evolução do varejo brasileiro em duas frentes: volume de vendas e receita nominal do setor. É divulgada pelo IBGE com dados de cinco segmentos nas principais capitais.

Os comerciantes, com exceção dos da indústria automotiva e construção civil, conseguiram vender 0,9% a mais em novembro em relação a outubro, segundo dados já dessazonalizados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas séries sem ajuste, o instituto mostrou que o varejo brasileiro cresceu, em volume de vendas, 1% em relação a novembro do ano passado, e 2,4% nos 11 primeiros meses do ano. Nos últimos 12 meses, a alta é de 2,6%, menor, porém, que a vista em outubro (3,1%), na mesma base de comparação.

Em termos de receita obtida com as vendas, houve aumento de 1,4% entre outubro e novembro, e crescimento de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2013. No acumulado do ano e em doze meses, o faturamento do setor cresceu 8,7% e 8,9%, respectivamente.

Vale lembrar que em novembro aconteceu a Black Friday, uma tradicional data de promoções nos Estados Unidos que foi trazida ao Brasil há alguns anos. É um dia importante para desovar estoques, especialmente do e-commerce.

Continua após a publicidade

Leia também:

Consumidor brasileiro ‘desapareceu’ do comércio

Copa não impulsiona turismo na América do Sul em 2014

Gringos na Copa: muita paixão e pouco dinheiro no bolso

Considerando o varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, o volume de vendas subiu 1,2% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. Em comparação com novembro de 2013, dado sem ajuste, as vendas do comércio recuaram 2,7%. O varejo ampliado acumula queda de 1,6% nos onze primeiros meses do ano e retração de 1,2% nos últimos doze meses até novembro.

Automotivo – As vendas do segmento de veículos, motos e autopeças subiram 1,2% em relação a outubro, mas ficaram no vermelho ante novembro de 2013, ao recuar 9,9%. Conforme o IBGE, no acumulado do ano, o volume de vendas já caiu 9,5% e, em 12 meses até novembro, recuou 8,6%.

Continua após a publicidade
Publicidade