Vendas globais do McDonald’s caem 1,8% em janeiro
Regiões da Ásia e do Pacífico, do Oriente Médio e da África lideraram as perdas, com retração de 12,6% nas vendas no primeiro mês do ano
As vendas globais do McDonald’s caíram 1,8% em janeiro, acima dos 1,2% esperados por analistas. As regiões da Ásia e do Pacífico, do Oriente Médio e da África lideraram as perdas, com retração de 12,6% nas vendas no primeiro mês do ano. O resultado negativo reforça que a empresa ainda não conseguiu superar o impacto do problema envolvendo um fornecedor de carne da rede, a chinesa Shanghai Husi Food, controlado pelo grupo OSI, dos Estados Unidos.
A imprensa chinesa acusou a Shanghai Husi de vender intencionalmente carne vencida para redes de restaurantes, incluindo o McDonald’s do Japão. No país, o McDonald’s esteve envolvido em pelo menos outros dois escândalos: um dente humano foi encontrado dentro de uma porção de batatas fritas em agosto e, em dezembro, uma criança teve ferimentos leves ao encontrar um pedaço de plástico em um sorvete.
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Nos EUA, as vendas da rede de fast food cresceram 0,4% no mês passado, superando a previsão de um aumento de 0,3%. Na Europa, houve aumento de 0,5% nas vendas, também acima da expectativa de baixa de 0,5%. Neste caso, o bom desempenho foi impulsionado pelas operações no Reino Unido e Alemanha.
No fim do mês passado, o McDonald’s anunciou a saída de seu presidente, Don Thompson, em uma tentativa de melhorar as vendas depois de meses em crise. Ele deixará o cargo no dia 1º de março e será substituído por Steve Easterbrook, que era vice-presidente responsável pela marca e ex-chefe de operações da rede de fast food na Europa.
(Com Estadão Conteúdo)