Vendas do varejo têm pior resultado em 10 anos
Em dezembro de 2013, resultado do comércio brasileiro decepcionou e recuou 0,2%, apesar do Natal

O ano de 2013 foi o pior para o varejo brasileiro em 10 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira, o varejo vendeu 4,3% a mais ano passado do que em 2012, mas esta é a menor taxa de expansão desde 2003, quando o indicador caiu 3,7%. Nos anos seguintes, o setor apresentou alta e, em 2012, cresceu 8,4%.
Em dezembro, época tradicionalmente boa para o varejo por causa das festas de fim de ano e o Natal, o volume de vendas do comércio brasileiro caiu 0,2% na comparação com novembro. Na relação com dezembro de 2012, porém, houve aumento de 4% nas vendas.
Os números vieram piores do que esperavam analistas. Uma pesquisa da agência Reuters, feita com 21 economistas, apontava expectativa de alta de 0,4% em dezembro ante novembro e de expansão de 5,10% em 2013.
Em termos de receita, o setor registrou aumento de 11,9% em 2013. Em dezembro, o faturamento subiu 0,5% em comparação a novembro e 10,7% ante o último mês de 2012.
Leia mais:
Vendas de Natal têm pior crescimento desde 2003
Vendas do e-commerce crescem 25% no Natal
Ainda segundo o instituto, no varejo ampliado – que inclui as atividades de veículos, motos, peças e material de construção – o volume de vendas caiu 1,5% em dezembro frente a novembro, mas cresceu 2,9% em relação ao mesmo mês de 2012. No ano, o setor cresceu 3,6%.
Avaliando as receitas, o varejo brasileiro registrou queda de 1%, em dezembro na relação com novembro, e expansão de 8,7% em comparação a dezembro do ano anterior. Em 2013, a alta foi de 8,9% no faturamento das vendas.
Antecipação – Um levantamento da Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado logo após o Natal, mostrou que as vendas haviam crescido 2,7% em todo o Brasil entre os dias 18 e 24 deste mês, ante igual período de 2012. Este teria sido o desempenho mais fraco da data desde 2003, quando o levantamento começou a ser feito. No fim de semana anterior ao Natal, entre os dias 20 e 22, as vendas do setor avançaram 2,1% em relação ao período correspondente do ano passado.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.