Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas do Dia dos Namorados crescem abaixo de 2011

Por Beatriz Bulla

São Paulo – As vendas do Dia dos Namorados deste ano cresceram em relação às do ano passado, mas o aumento foi menos expressivo do que o de 2011 sobre 2010. Na semana que antecedeu a data neste ano, a alta nas vendas foi de 5,2%. No ano passado, o aumento foi de 8,6% no mesmo período (entre os dias 6 e 12 de junho) em comparação com 2010. A informação é do Indicador de Atividade do Comércio para o Dia dos Namorados, divulgado nesta quarta-feira pela Serasa Experian.

Com relação ao fim de semana anterior ao Dia dos Namorados, o crescimento nas vendas também foi menor que o de 2011. Enquanto neste ano houve aumento de 4,2% em relação ao fim de semana do ano passado, em 2011 a alta havia sido de 4,9%.

A empresa considerou consultas realizadas no seu banco de dados e verificou que a cidade de São Paulo seguiu o ritmo nacional, com aumento nas vendas menor do que no ano passado. Em 2012, os crescimentos na semana e no fim de semana do Dia dos Namorados em São Paulo foram, respectivamente, de 4,1% e 2,7%. Em 2011, os resultados foram de 6% de aumento na semana e de 4,8% no fim de semana.

Em nota distribuída à imprensa, os economistas da Serasa Experian argumentam que o consumidor está endividado e “mais cauteloso em relação a novos parcelamentos”, o que teria sido determinante para o resultado das vendas deste ano. “Ciente de que sua prioridade é a renegociação de dívidas, o consumidor continuou com o pé no freio no que diz respeito às novas compras”, diz a nota.

Para a empresa, a expectativa é de que o reflexo de um aumento da confiança do consumidor apareça na segunda metade do ano, especialmente no último trimestre, em datas como Dia da Criança e Natal.