Clique e assine com até 92% de desconto

Vendas de smartphones no Brasil crescem 78% em 2012

Mais de 16 milhões de unidades foram vendidas, ante 43,5 milhões de celulares comuns

Por Da Redação 14 mar 2013, 16h59

As vendas de smartphones no Brasil em 2012 dispararam 78% sobre o ano anterior, para 16 milhões de unidades, segundo levantamento da consultoria IDC divulgado nesta quinta-feira. No mercado como um todo, foram vendidos 59,5 milhões de telefones celulares. Deste total, 43,5 milhões foram de aparelhos comuns, sem aplicativos de dados.

Segundo o IDC, a tendência é que a participação dos telefones inteligentes no total siga crescendo. A expectativa da consultoria é de que o Brasil seja o quinto maior mercado de smartphones este ano, atrás de China, Estados Unidos, Reino Unido e Japão. A Índia deve ficar na sexta posição.

Para o analista da IDC, Leonardo Munin, a principal alavanca para o crescimento dos smartphones no Brasil é a queda nos preços dos aparelhos, tendência que deve se consolidar com os incentivos fiscais para a produção no país. “Além disso, as operadoras estão aumentando o foco na venda deste tipo de aparelho, já que há uma oportunidade na venda de serviços, como por exemplo, pacote de dados”, afirmou Munin, em relatório.

Em janeiro, o mercado de celulares no Brasil teve queda de 5% ante dezembro. No entanto, o segmento de smartphones cresceu cerca de 3%, segundo a IDC.

Leia também:

Amazon enfrenta obstáculos para lançar Kindle no Brasil

Bancos incentivam troca de agência bancária pelo smartphone

(Com Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade