Vendas de produtos de luxo crescerão 7% por ano, diz consultoria
Mercado vem se recuperando nos últimos dois anos, mas pode sofrer com desaquecimento econômico global

As vendas mundiais de produtos de luxo devem subir 7% por ano até 2014, impulsionadas por um crescente mercado chinês e superando qualquer grande crise econômica, previu nesta terça-feira a Boston Consulting Group. No pior cenário econômico, com queda de 1,5 ponto percentaul no Produto Interno Bruto (PIB) de grandes economias e de emergentes, as vendas desses produtos subiria apenas 3%.
“Se houver (menos milionários) e se há um grande esfriamento na China ou no Brasil, com certeza haverá um impacto no setor”, disse Jean-Marc Bellaiche, sócio da BCG à frente da divisão de luxo. Depois de passar 2008 e 2009 sem muito dinamismo, o comércio de luxo recuperou-se nos dois últimos anos.
Apesar da nuvem sobre o mercado de luxo, o crescimento da classe média em países emergentes vai beneficiar esse comércio mundial. O crescimento do chamado “luxo experimental”, como viagem de aventura, spa e hotel, será maior do que o de relógios e vestidos, segundo previsão a BCG. As vendas desse segmento de luxo devem crescer 12 por cento por ano até 2014, disse o BCG.
(Com agência Reuters)