Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas de genéricos crescem 34% de janeiro a maio

Nos cinco primeiros meses do ano, a participação de mercado dos genéricos em valores foi de 22,3%, acima dos 19,9% de 2011

As vendas de medicamentos genéricos cresceu 34% nos cinco primeiros meses do ano, movimentando 4,2 bilhões de reais, ante os 3,1 bilhões de reais registrados no mesmo período do ano passado. Conforme a IMS Health divulgou nesta segunda-feira, o crescimento em unidades foi de 21,2%, totalizando 264 milhões no período.

Nos cinco primeiros meses do ano, a participação de mercado dos genéricos em valores foi de 22,3% (acima dos 19,9% de 2011) e de 26% em unidades (ante 24,4% no ano passado).

Segundo a presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), Telma Salles, o setor deve bater a marca de 30% de participação de mercado ainda neste ano. “Neste ano teremos crescimento acima de dois dígitos, superando o desempenho do restante do setor farmacêutico e bem acima da expectativa que se tem em torno do PIB”, afirmou, por meio de nota.

Em razão do crescimento do mercado de genéricos, a Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan) prevê mais investimentos para 2012, especialmente em ampliação de centros de distribuição e qualificação de equipes.

(com Agência Estado)