Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Vendas de automóveis importados no país caíram 35,6% em maio

Por Da Redação 11 jun 2012, 14h57

Brasília, 11 jun (EFE).- As vendas de automóveis importados no Brasil caíram 35,6% em maio em relação ao mesmo mês de 2011, segundo um balanço divulgado nesta segunda-feira pela Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).

O relatório diz que em maio foram vendidos no país 12.388 automóveis importados, contra as 19.277 unidades do mesmo período do ano anterior.

A Abeiva atribuiu a queda nas vendas à redução de impostos para os veículos nacionais anunciada pelo governo no mês passado.

Além disso, explica que a perda de mercado corresponde também ao processo de desvalorização do real, que neste ano caiu cerca de 12% frente ao dólar, o que encareceu as importações.

Estes fatores, no entanto, fizeram com que as vendas da indústria brasileira aumentassem em maio 12,1%.

O presidente da Abeiva e diretor da Jaguar Land Rover no Brasil, Flavio Padovan, expressou preocupação com a situação e alertou que isto pode dificultar a manutenção dos postos de trabalho gerados pelo setor.

Segundo indicou Padovan em comunicado, as concessionárias que se dedicam à venda de automóveis importados empregam no Brasil cerca de 35 mil trabalhadores. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade