Por Equipe AE
São Paulo – O Grupo Pão de Açúcar registrou vendas brutas de R$ 13,660 bilhões no primeiro trimestre do ano, em dados não auditados, incluindo todos os formatos e negócios operados pela empresa, o que representa um crescimento de 10,4% sobre igual trimestre de 2011. No conceito mesmas lojas (abertas há pelo menos um ano), o aumento foi de 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A companhia anuncia ainda que as vendas líquidas somaram R$ 12,147 bilhões, alta de 11,8% em igual comparativo.
A operação do Grupo Pão de Açúcar denominada GPA Alimentar, nas áreas de super e hipermercados, postos de combustível, drogaria e atacarejo, teve expansão de 9,3% nas vendas brutas no conceito mesmas lojas nos primeiros três meses do ano ante igual período de 2011. A companhia ressalta que, em termos reais, deflacionadas pelo IPCA, as vendas brutas tiveram alta de 4,1% no período.
Ainda no conceito mesmas lojas, o relatório de desempenho de vendas do Pão de Açúcar, divulgado nesta quinta-feira, indica que as vendas de alimentos tiveram alta de 9,4% no trimestre. Na categoria de não-alimentos, o aumento foi de 9,2%, com destaque para o segmento têxtil da bandeira Extra, com a estratégia para a coleção outono/inverno, cuja campanha traz a atriz Camila Pitanga e peças do estilista Marcelo Sommer.
Em valor, as vendas brutas do GPA Alimentar somaram R$ 7,371 bilhões (+11%) e as líquidas, R$ 6,656 bilhões (+11,2%) no primeiro trimestre de 2012.
O Grupo Pão de Açúcar informa que no período abriu duas lojas, sendo uma Extra Hiper e uma Assaí, e fez cinco conversões de Extra Fácil para Minimercado Extra. O relatório aponta ainda que outras 14 lojas encontram-se em construção.