Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Venda de material de construção cai pela 1ª vez no ano

Por Da Redação
1 nov 2011, 13h23

Por Fabiana Holtz

São Paulo – As vendas do varejo de materiais de construção caíram 7% em outubro ante o mês anterior, segundo pesquisa mensal realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), em parceria com o Ibope. O resultado marca a primeira queda mensal do ano. Em nota, o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, afirma que o desempenho de outubro surpreendeu a todos no mercado, pois geralmente este é um dos melhores meses para o varejo do setor.

Diante do atual cenário, a entidade voltou a reduzir a projeção de crescimento nas vendas de 2011, para 5%. Em setembro, a estimativa havia sido elevada em um ponto porcentual, para 6%. Ao mesmo tempo, a Anamaco manteve a expectativa de recuperação em novembro, tradicionalmente o segundo melhor mês do ano.

Segundo Conz, em outubro de 2010 também foi apurada uma queda considerável nas vendas, portanto nesse comparativo o desempenho foi estável. Nas categorias pesquisadas, cimento teve a maior redução nas vendas, com 7,3%. Metais e argamassas também apresentaram forte baixa, ambos com recuo de 6%.

Continua após a publicidade

De acordo com o executivo, um dos principais responsáveis pelo baixo desempenho registrado no período foi a greve no sistema bancário. Isso porque 50% das vendas no setor são realizadas à vista. O resultado do mês inverte todas as tendências dos últimos 12 meses.

Acumulado em 12 meses

No acumulado dos últimos doze meses o segmento do varejo de material de construção cresceu 4,5%, contra 9,5% registrados nos 12 meses anteriores. Em 2011, o setor apresenta crescimento de 4%. Na opinião de Conz, a indústria terá de trabalhar bastante para inverter a tendência, mas a chegada do 13º salário e consequentemente a maior demanda gerada pela proximidade do final do ano devem movimentar o setor. No ano passado, o varejo de material de construção registrou faturamento recorde de R$ 49,80 bilhões, com expansão de 10,6%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.