Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Venda de computadores no Brasil sobe 12% em 2011

Foram 15,4 milhões de notebooks, netbooks e desktops comercializados no país, que se consolida como o 3º maior mercado do mundo

O mercado de computadores apresentou crescimento de 12% em 2011, com a comercialização de 15,4 milhões de notebooks, netbooks e desktops (computadores de mesa), segundo o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, divulgado nesta quinta-feira pela consultoria IDC Brasil. Segundo a empresa, o ano passado consolidou o Brasil como o terceiro maior mercado de computadores, atrás apenas de China e dos Estados Unidos.

Somente no quarto trimestre do ano passado foram vendidos 4,2 milhões de computadores, sendo 40,8% desktops e 59,2% notebooks e netbooks. Isso representou um aumento de 10% sobre o mesmo período de 2010. “O quarto trimestre foi bom, mas poderia ter sido ainda melhor não fosse a alta do dólar e a dificuldade para a aquisição de hard disk (HD), devido às enchentes na Tailândia”, disse o IDC por meio de nota.

No ano passado, o segmento doméstico representou 70% do total comercializado e o corporativo (empresas, governo e educação), 30%. As vendas do segmento doméstico e corporativo cresceram, respectivamente, 20% e 10% em relação a 2010. Desconsiderando governo e educação, o mercado corporativo apresentou queda de 24% das vendas em 2011.

O levantamento da consultoria apontou que as vendas de netbooks recuaram 18% em relação ao ano anterior, principalmente devido ao crescimento do mercado de tablets e de notebooks. No início de 2011, a IDC previa que o mercado chegaria à marca de 15,3 milhões de computadores comercializados.

(com Agência Estado)