Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Venda da operadora aeroportuária ANA deve ser em 2012

Empresas portuguesa que administra aeroportos na Europa deve ser vendida logo após a privatização da companhia aérea TAP

A privatização da operadora aeroportuária portuguesa ANA deve ocorrer ainda este ano. O governo português deve realizar antes a venda da companhia aérea estatal TAP e, em seguida, promover a da ANA. A previsão é que as regras da disputa sejam divulgadas por volta de setembro, informou o diretor da operadora, Nuno Moreira, que esteve em um evento em São Paulo.

Leia mais:

Portugal fará privatização da TAP por venda direta

Questionado se a empresa tem interesse de participar dos próximos leilões de aeroportos no Brasil, ele disse que não poderia responder no momento, pois a companhia está em processo de alteração do conselho de administração.

O diretor de Projetos da Fraport, Felix Von Berg, também presente ao evento, afirmou que a empresa alemã deve participar do processo em parceria com um sócio, mas não revelou qual. “É uma parceria muito forte”, limitou-se a dizer.

A ANA administra oito aeroportos – quatro em Portugal e outros quatro na Ilha dos Açores, que no total movimentam cerca de 28 milhões de passageiros. Segundo Moreira, ainda não está decidido se a privatização incluirá os oito aeroportos ou apenas parte deles. Além destes, a operadora possui participação majoritária em dois aeroportos na Ilha da Madeira.

Os executivos da Fraport e da ANA participaram nesta terça-feira do segundo dia do Aeroinvest 2012 – 3º Fórum Internacional de Investidores em Infraestrutura Aeroportuária, em São Paulo.

(com Agência Estado)