Clique e assine a partir de 9,90/mês

Veja o calendário de pagamento do PIS/Pasep para todas as idades

Pagamento começa na segunda-feira para cotistas do PIS e Pasep com idade entre 57 anos e 59 anos

Por Redação - Atualizado em 13 jun 2018, 21h20 - Publicado em 13 jun 2018, 19h11

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começam a pagar na segunda-feira o saldo das contas do PIS/Pasep de trabalhadores com idade entre 57 e 59 anos. O pagamento a esse público vai até 29 de junho. O depósito será interrompido no mês de julho, quando haverá correção do saldo das contas.

No mês de agosto, será iniciada a segunda fase de pagamentos, que contemplará todos os trabalhadores, incluindo os que não realizaram o saque na primeira etapa. No dia 8 de agosto, a Caixa e o BB efetuarão crédito em conta dos cotistas que são correntistas das instituições. Os demais poderão sacar diretamente nas agências a partir de 14 de agosto.

Tem direito às cotas do PIS/Pasep o trabalhador cadastrado em um desses fundos entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total na conta individual de participação. O presidente Michel Temer sancionou hoje lei que amplia a possibilidade de saque do saldo do PIS/Pasep para cotistas de todas as idades.

A permissão de saque nessas condições é válida apenas até 28 de setembro. Até a sanção da lei, a idade mínima para sacar o PIS/Pasep era 70 anos, mas o Planalto já havia editado uma medida provisória reduzindo esse limite para 60 anos. A partir de 28 de setembro, voltam a valer as regras anteriores, ou seja, apenas pessoas com 60 anos ou mais estão aptas a retirar o benefício. Até lá, beneficiários de qualquer idade podem fazer a retirada do dinheiro.

Continua após a publicidade

Regras de saque do PIS

Os pagamentos das cotas do PIS de até 1.500 reais podem ser realizados no autoatendimento da Caixa apenas com a Senha Cidadão, sem a necessidade do Cartão do Cidadão. Também será possível sacar até esse valor nas lotéricas e correspondentes bancários com Cartão e Senha do Cidadão e apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Saques de valores até 3.000 reais poderão ser feitos no autoatendimento da Caixa, lotéricas e correspondentes com Cartão e Senha Cidadão e documento oficial de identificação com foto. Saques acima de 3.000 reais só poderão ser feitos nas agências, com documento oficial. 

Regra de saque do Pasep

Continua após a publicidade

Cotistas do Pasep que não forem correntistas do BB poderão transferir saldos de até 2.500 reais para outra conta de sua titularidade sem custo. A transferência via TED poderá ser feita nos terminais de autoatendimento ou pela internet (www.bb.com.br/pasep). Saques acima desse valor de não-correntistas deverão ser feitos na agência com apresentação de documento oficial de identificação.

Publicidade