Vale se preocupa com novas regras na Indonésia

JACARTA (Reuters) – As recém-anunciadas regras de propriedade para mineradoras estrangeiras na Indonésia são uma grande preocupação e tornam necessária uma maior clareza por parte do governo, disse nesta sexta-feira a PT Vale Indonesia, maior produtora de níquel do país, controlada em 60 por cento pela Vale.
A Indonésia introduziu uma série de planos para atrair mais investimentos das indústrias de mineração de valor adicionado, entre eles uma nova regulação para limitar em até 49 por cento a participação de estrangeiros em minas.
“Isso é um grande, grande preocupação para os meus acionistas”, declarou o presidente-executivo da PT Vale Indonesia, Nico Kanter.
“A nova regulação vai criar muitas incertezas”, acrescentou Kanter. A companhia, antes conhecida como PT International Nickel Indonesia (Inco), tem ações na bolsa de Jacarta.
A companhia anunciou em outubro um plano de investimento de 2 bilhões de dólares em cinco anos, com meta de produção de 120 mil toneladas.
“Investir 2 bilhões de dólares com incerteza de retorno não fará sentido para nossos acionistas”, disse Kanter. “Estamos tentando receber explicações”, acrescentou.
A PT Vale Indonesia vai produzir de 70 mil a 71 mil toneladas de níquel em 2012, ante 69 mil no ano passado e 75 mil em 2010, segundo Nico Kanter.