Clique e assine a partir de 8,90/mês

Vale manterá negociação trimestral para minério

Por Da Redação - 18 out 2011, 13h52

Por Karla Mendes

Brasília – O presidente da Vale, Murilo Ferreira, descartou a hipótese de a empresa abandonar a fórmula de precificação trimestral para venda de minério de ferro. “Não estamos abertos a mudar a fórmula (trimestral)”, afirmou o executivo, antes de participar de audiência sobre royalties da mineração na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Ferreira observou, no entanto, que outras formas de negociação poderão ser analisadas caso a caso, conforme a demanda dos clientes. “As condições são as que estão vigendo no momento. A Vale tem uma forma de precificação, mas se alguém quiser comprar numa condição diferente, isso é discutido”, disse.

Ferreira ressaltou que a fórmula trimestral “tem funcionado bem”, tanto que está vigente há três semestres seguidos. Ele ponderou, porém, que “numa situação em que há um vendedor de um lado e um comprador de outro, não há imposição de condições.

Segundo o executivo, a Vale não deseja vender minério baseado no preço do mercado à vista (spot). “Essa não é a nossa política”, enfatizou. Ferreira reforçou, porém, que demandas específicas são analisadas caso a caso. “Se existem clientes que demandam arranjos diferentes, nós analisamos, colocamos numa planilha e vemos se podemos chegar a um acordo. O nosso interesse é vender o material e o deles é comprar”.

Continua após a publicidade
Publicidade