Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vale distribuirá 9 bilhões de dólares aos acionistas em 2011

É a maior remuneração anual da história da mineradora

A Vale também está realizando um programa de recompra de ações, até 25 de novembro, que deve chegar 3 bilhões de dólares

A Vale deve distribuir 9 bilhões de dólares aos acionistas em 2011, caso a proposta da Diretoria Executiva de remuneração seja aprovada pelo Conselho de Administração da companhia, que se reúne dia 14 de outubro. O valor é o maior da história da mineradora.

A empresa anunciou nesta segunda-feira, em comunicado, a proposta da diretoria de remuneração de 1 bilhão de dólares aos acionistas adicional ao pagamento da segunda parcela de remuneração mínima de 2011, no valor de 2,0 bilhões de dólares. Somando esses 3 bilhões de dólares à remuneração extraordinária paga no início do ano, à primeira parcela de dividendos mínimos a partir do fim de abril e à adicional no fim de agosto, chega-se ao total de 9 bilhões de dólares.

Todos os investidores com ações da Vale na Bovespa em 14 de outubro terão direito à remuneração. Para os donos de ADRs em Nova York e na Euronext Paris e de HDRs em Hong Kong, a data será 19 de outubro.

A remuneração de 3 bilhões de dólares (2 bilhões de mínima e 1 bilhão adicionais, anunciados nesta segunda-feira) é equivalente a 0,579472982 dólar por ação ordinária ou preferencial em circulação.

A Vale também está realizando um programa de recompra de ações, até 25 de novembro, que deve chegar 3 bilhões de dólares.