Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vale declara força maior em mina de carvão na Austrália

Por Fernanda Guimarães

São Paulo – A Vale declarou situação de força maior em sua operação de carvão metalúrgico de Carborough Downs, em Central Bowen Basin, no estado de Queensland, na Austrália. De acordo com a Vale, os clientes e fornecedores já foram comunicados, de acordo com os contratos em vigor.

Segundo a Vale, a força maior ocorreu após a empresa detectar níveis anormais de monóxido de carbono na mina e subsequente ordem oficial do órgão fiscalizador de minas de Queensland. A mineradora informou que nenhum empregado sofreu problemas e “nenhum dano ambiental ocorreu durante este processo”.

De acordo com a companhia, o impacto na produção foi de aproximadamente 7,7 mil toneladas métricas de run-of-mine (ROM) desde a retirada dos empregados, que ocorreu em 29 de maio. No primeiro trimestre deste ano, a unidade de carvão australiana produziu 325.000 toneladas métricas de carvão metalúrgico.

“A Vale está trabalhando em conjunto com o órgão fiscalizador de minas de Queensland para retomar com segurança as operações de mineração o mais breve possível”, afirmou a Vale em comunicado.