Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vale conclui até dia 20 revisão de projeto argentino

RIO DE JANEIRO, 3 Mai (Reuters) – Estudo da Vale de reavaliação do projeto de potássio Rio Colorado, na Argentina, ficará pronto até o dia 20, disse Murilo Ferreira, presidente da companhia, nesta quinta-feira.

Em evento no Rio, Ferreira afirmou que depois de passar pela avaliação da presidência, o projeto de Rio Colorado será apresentado ao Conselho de Administração.

Ferreira havia informado no final de abril, durante teleconferência, que o projeto de 5,9 bilhões de dólares estava em reavaliação por preocupações com inflação e incertezas políticas e econômicas no país vizinho.

Segundo ele, ainda é cedo para saber qual recomendação será dada ao Conselho, cuja reunião deverá ocorrer no final do mês.

“Se eu considerar que o estudo de avaliação está maduro, será apresentado ao conselho imediatamente”, afirmou.

O projeto de potássio, importante matéria-prima para a produção de fertilizantes, poderia converter a Argentina em um dos cinco maiores produtores globais do insumo.

Anteriormente, o executivo afirmou que a empresa já estava reavaliando o projeto antes mesmo da expropriação da YPF, petrolífera controlada pela Repsol, que provocou uma crise sem precedentes entre Argentina e Espanha, além de levantar incertezas entre as multinacionais que atuam no país.

(Reportagem de Sabrina Lorenzi)