United Airlines muda regra de reservas após passageiro arrastado
A empresa aérea, que foi criticada mundialmente depois de vídeo em que cliente era removido à força, vai confirmar assentos de tripulantes com antecedência
A United Airlines informou na sexta-feira que está mudando sua política de reservas para a tripulação em seus aviões. A medida ocorre após um passageiro ter sido arrastado para fora de um voo lotado, no último domingo, a fim de dar lugar a um funcionário, com registros em vídeo que tornaram a companhia aérea alvo de críticas em todo o mundo.
A empresa afirmou que os tripulantes teriam seus assentos confirmados ao menos 60 minutos antes da partida. De acordo com a United, a nova política garantiria que o episódio gravado não ocorra novamente. A companhia disse que a mudança é o primeiro passo para a nova política que visa a “oferecer a melhor experiência ao cliente”.
Na última sexta-feira, a empresa voltou a publicar desculpas em seu site e disse que adotará novos procedimentos em decorrência do incidente, como somente acionar agentes de segurança se houver algum risco, e que vai revisar suas políticas em relação a overbooking e embarque de tripulação. Segundo a United, as medidas serão apresentadas até o dia 30 de abril.
O passageiro expulso do avião, David Dao, sofreu uma concussão, quebrou o nariz e perdeu dois dentes no incidente e, de acordo com seu advogado, Thomas Demetrio, vai precisar de cirurgia reconstrutiva, sinalizando que Dao provavelmente irá processar a companhia aérea.
O conselho acrescentou apoia o presidente-executivo Oscar Muñoz, que disse não ter planos de renunciar ao cargo. Mesmo antes do incidente, Muñoz esteve sob pressão dos acionistas para melhorar o desempenho da companhia aérea, incluindo suas relações com clientes.
(Com Reuters)