Clique e assine com até 92% de desconto

UE multa Unilever e Procter and Gamble em US$ 455 mi

Empresas são acusadas de formar cartel no mercado de detergentes

Por Da Redação 13 abr 2011, 08h22

A Comissão Europeia decidiu multar os grupos Unilever e Procter and Gamble por terem constituído um cartel no mercado de detergentes na União Europeia. A punição, anunciada nesta quarta-feira, soma 315 milhões de euros (455 milhões de dólares).

As duas empresas negociaram com a alemã Henkel para “estabilizar suas posições no mercado e coordenar seus preços”, afirma um comunicado da Comissão, que supervisiona a livre concorrência na Europa. A Henkel não foi multada por ter revelado a existência do cartel a Bruxelas.

A Unilever terá que pagar 104 milhões de euros e a Procter and Gamble 211,2 milhões de euros. As duas empresas aceitaram um acordo com a Comissão para obter uma redução da multa.

Os três grupos são os principais produtores de detergentes na Europa e suas marcas mais populares são Le Chat e Mir para Henkel, Omo e Skip para Unilever, Ariel e Bonux para a Procter and Gamble. O cartel incluía Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Holanda. Durou mais de três anos, de janeiro de 2002 a março de 2005, segundo Bruxelas.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade