Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

UE aplica multa de 2,42 bilhões de euros contra o Google

A decisão deve fazer com que o Google mude a forma como demonstra os resultados de busca na Europa

Por Da redação Atualizado em 27 jun 2017, 13h43 - Publicado em 27 jun 2017, 08h10

O regulador antitruste da União Europeia decidiu aplicar multa recorde de 2,42 bilhões de euros contra a Alphabet, controladora do Google, por ter favorecido o próprio sistema de compras online, o Google Shopping, em seu mecanismo de busca. O site pode apelar da decisão.

A decisão deve fazer com que o Google mude a forma como demonstra os resultados de busca na Europa. O precedente pode afetar outros serviços, como as ferramentas de mapas e viagens, que também estão sendo investigadas pela União Europeia.

  • A decisão da Comissão Europeia também pode apoiar outras empresas de e-commerce que solicitaram indenizações por danos em tribunais nacionais.

    A decisão é a primeira de três investigações da comissão nas práticas concorrenciais do Google. A UE continua a investigar o Google sobre o seu sistema operacional móvel Android e seu serviço de publicidade Adsense.

    Até então, a maior multa aplicada pelo bloco econômico por “abuso de posição dominante” era de 1,06 bilhão de euros, imposta em 2009 à fabricante de computadores Intel.

    (com Estadão Conteúdo)

    Continua após a publicidade
    Publicidade