UE aceita oferta iraniana de voltar a negociar questão nuclear

BRUXELAS, 6 Mar (Reuters) – A chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, escreveu ao negociador nuclear do Irã nesta terça-feira aceitando uma oferta para uma reunião a fim de discutir o programa nuclear da República Islâmica.
Catherine representa seis países -Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha- nas negociações com o Irã e sua oferta de diálogo acontece semanas depois de consultas com essas nações.
O iraniano Saeed Jalili propôs em fevereiro em uma carta a retomada das negociações com as potências globais, após mais de um ano de paralisação, e disse que Teerã teria “novas iniciativas” para levar à mesa.
“Respondi hoje (terça-feira) à carta do doutor Jalili de 14 de fevereiro”, disse Catherine em comunicado. “Ofereci retomar as conversas com o Irã sobre a questão nuclear.”
Ela e seus parceiros estão preocupados com a possibilidade de o trabalho nuclear do Irã ter o objetivo de produzir armas e querem que o governo iraniano suspenda o seu programa. A República Islâmica alega que está tentando desenvolver energia nuclear para atender à demanda de eletricidade.
O local e a data das negociações ainda terão de ser combinados, disse a chefe de política externa da UE.
(Reportagem de Justyna Pawlak)