Clique e assine a partir de 9,90/mês

UE abre investigação antitruste contra Samsung

Por Da Redação - 31 jan 2012, 10h47

Por Gabriel Bueno

Bruxelas, 31 (AE) – A Comissão Europeia abriu uma nova frente na guerra de patentes globais entre a Samsung Electronics e suas rivais, incluindo a Apple. Trata-se de uma investigação formal para apurar se a gigante sul-coreana do setor de tecnologia está desobedecendo as leis antitruste da União Europeia. A investigação avaliará se o uso de patentes especiais pela Samsung pode estar distorcendo o mercados de dispositivos móveis como os celulares e os tablets na Europa.

A Comissão Europeia informou em comunicado que abriu uma investigação formal para apurar se a Samsung não utiliza esse tipo especial de patente para distorcer a competição no mercado europeu, violando leis antitruste. Um porta-voz da Samsung não tinha ainda comentários sobre o caso, e a Apple decidiu não comentar.

As duas companhias estão trocando acusações em processos em vários países, por causa do design de tablets, como o iPad da Apple e o Galaxy, da rival. Mais cedo nesta terça-feira, um tribunal da Alemanha decidiu que a Samsung não pode distribuir seu Galaxy Tab 10.1 e o Galaxy Tab 8.9 no país, pois concluiu que eles imitam o iPad.

Continua após a publicidade

A UE abriu a mais recente investigação por sua própria iniciativa, sem receber reclamações de outras companhias, informou um porta-voz da Comissão Europeia. As informações são da Dow Jones.

Publicidade