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TV paga soma 14,535 mi domicílios em junho, diz Anatel

Por Ayr Aliski

Brasília – O Brasil terminou o mês de junho com 14,535 milhões de domicílios atendidos pela TV por assinatura. O número foi divulgado na segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No primeiro semestre do ano, foram registradas 239,6 mil adições líquidas, o que representa uma alta de 14,05% sobre a base registrada no fim do ano passado, quando eram 12,744 milhões de assinantes.

A Anatel calcula que, ao considerar o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, a TV por assinatura atinge aproximadamente 48 milhões de brasileiros. De acordo com a agência, em junho, os serviços de televisão paga estavam presentes em 24,5% dos domicílios do País. A região Sudeste lidera o indicador, com a presença dos serviços em 35,5% dos domicílios.

Ao longo de 12 meses, no período encerrado em junho deste ano, foram mais de 3,4 milhões de novas assinaturas da TV paga. A Anatel ressalta que as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional. Entretanto, em números absolutos, as regiões Sul e Sudeste foram responsáveis por quase 2,5 milhões das adesões no período.

Considerando o período de 12 meses encerrados em junho de 2012, o maior índice de crescimento (49,7%) foi na região Norte, que alcançou 606.959 assinantes. A segunda maior expansão (42%) foi na região Nordeste, atingindo 1,679 milhão de domicílios. No Centro-Oeste, o crescimento foi de 39,9%, e a região fechou o mês passado com 932.598 assinantes. No Sudeste, a alta foi de 27,9%, com 9,223 milhões de assinantes ao final do período. A menor variação em 12 meses (27,6%) foi registrada na região Sul, que terminou junho com 2,091 milhões de domicílios atendidos pela TV por assinatura. A média nacional de crescimento, nesse período, foi de 30,85%.

A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) alcançou 58,1% da base ao final de junho deste ano e a dos serviços a cabo somou 40,6% dos assinantes. Em junho de 2011, os serviços DTH representavam 50,6% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo tinham fatia de 46,9%.

Na divisão de mercado, a liderança é da NET/Embratel, com 7,824 milhões de assinaturas. Em segundo lugar figura a SKY/Directv, com 4,475 milhões de domicílios atendidos. Telefônica/Abril ficam em terceiro lugar, com 659.428.