Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Troika’ chega ao Chipre para analisar suas contas

Analistas farão reuniões com representantes do Ministério das Finanças e do Banco Central do Chipre para analisar as necessidades do país

Os técnicos da ‘troika’ -Banco Central Europeu (BCE), Comissão Europeia (CE) e Fundo Monetário Internacional (FMI)- chegaram hoje ao Chipre para analisar suas contas após o pedido de ajuda financeira ao Eurogrupo para seu setor bancário.

O grupo formado por 25 analistas começará na terça-feira seu trabalho de revisão das contas públicas do Chipre, país que no domingo assumiu a Presidência semestral da União Europeia (UE), segundo informaram à agência EFE fontes oficiais conhecedoras da agenda da ‘troika’.

Amanhã os analistas farão reuniões com representantes do Ministério das Finanças e do Banco Central do Chipre para analisar as necessidades econômicas do país.

A ‘troika’ examinará com especial atenção o setor bancário do país, muito debilitado pelo efeito do fato de a metade da dívida pública da Grécia estar em mãos privadas, e que deixou descapitalizada a entidades com bônus estatais gregos.

Além disso, se avaliará a economia cipriota, por isso que se reunirão também nos próximos dias com a comissão parlamentar de Economia, segundo a mesma fonte.

Chipre conta com importantes vínculos econômicos com a Grécia devido a seus laços históricos e culturais, o que castigou a economia da ilha, cujo desemprego triplicou nos últimos quatro anos para algo mais de 10%.

(Com agência EFE)