Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Trem de alta velocidade que liga Barcelona a Paris deve ampliar turismo e economia

Espanha e França inauguraram neste domingo quatro rotas diretas em trem de alta velocidade

Por Da Redação
15 dez 2013, 15h42

Espanha e França inauguraram neste domingo quatro rotas diretas em trem de alta velocidade, entre elas a que une Barcelona e Paris em apenas seis horas e 25 minutos. Os países destacaram que, com isso, abrem novas oportunidades econômicas e turísticas para ambos.

O novo serviço foi inaugurado com um ato solene no Palácio dos Reis de Mallorca de Perpignan (no sul da França), onde chegou neste domingo o primeiro trem de alta velocidade (TGV) vindo de Barcelona (no nordeste da Espanha) após uma hora e dez minutos de viagem e com autoridades dos países entre os mais de 800 passageiros a bordo.

A ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, e o vice- ministro de Transportes da França, Frédéric Cuvillier, qualificaram de “histórica” a viagem deste domingo, porque representa o fim das fronteiras ferroviárias entre os países.

Os representantes destacaram as oportunidades econômicas e turísticas que estas novas conexões abrem: Barcelona-Paris, com dois trens diários por sentido; Madri-Marselha, através de Barcelona e em sete horas; Barcelona-Lyon, em 4 horas e 53 minutos, e Barcelona-Toulouse, em três horas.

Leia também:

Se Dilma se reeleger, vai retomar leilão do trem-bala, diz ministro

Espanha se diz satisfeita com adiamento do leilão do trem-bala

Ana declarou que os Pirineus (as montanhas) deixam de ser uma barreira entre os dois países, e reforçou que a aliança entre as empresas Renfe e SNCF, para permitir estas conexões, são consequência “do diálogo e do entendimento entre os governos”.

Conexão – O mercado atual dos deslocamentos entre Espanha e França é de 82 milhões de viagens anuais, 89% delas em veículo privado, e agora a alternativa ferroviária de alta velocidade fará concorrência ao automóvel, ao ônibus e até ao avião.

Continua após a publicidade

Durante 2014, as companhias, que operarão sob a denominação Renfe e SNCF, preveem ampliar frequências e destinos para atender a uma demanda estimada em um milhão de viajantes internacionais.

Por enquanto, o trajeto Barcelona-Paris será feito em TGV franceses, inicialmente do modelo Duplex Dayse, e espanhóis se dedicarão às outras linhas (Madri-Barcelona-Marselha, Barcelona-Lyon e Barcelona-Toulouse).

As linhas iniciadas transformam Barcelona em um hub de comunicações ferroviárias, já que permitirão conectar a rede espanhola de TGVs com a francesa, tornando possível a conexão ferroviária com o norte da Europa.

Vídeo: Hyperloop Alpha

(com agência EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.