Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Toyota pagará multa recorde de US$ 16,37 mi ao governo americano

A série de recalls da Toyota no começo deste ano vai custar caro à montadora. A empresa anunciou que vai pagar uma multa de 16,375 milhões de dólares – valor recorde – ao governo americano por não informar no tempo correto as falhas no pedal do acelerador de vários modelos.

“Ao pagar a totalidade da multa civil, a Toyota aceita sua responsabilidade por ocultar a falha na segurança… em violação à lei”, disse uma fonte da montadora à agência de notícias France-Presse.

No início do mês, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos anunciou que buscava a máxima pena civil de 16,375 milhões de dólares contra a Toyota, depois que a montadora não informou os problemas de segurança a tempo. “A Toyota não informou sobre os problemas nos aceleradores dos carros até pelo menos quatro meses depois de detectado o problema, apesar de conhecer o risco potencial aos consumidores”, afirmou uma nota da Administração Nacional de Rodovias (NHTSA na sigla em inglês).

Esta é a maior multa imposta pela NHTSA a um fabricante de automóveis.

Toyota anunciou um recall de 2,3 milhões de carros nos Estados Unidos pelo problema no pedal do acelerador. Em todo o mundo o número supera oito milhões por problemas diversos, entre eles o do acelerador, que permanecia “acionado” e aumentava a velocidade dos carros de forma descontrolada.

(Com Agência France-Presse)