Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Toyota fecha 2015 como campeã mundial em venda de carros

Montadora comercializou 10,15 milhões de unidades no ano passado; a Volkswagen foi a vice-campeã e a GM, a terceira

Com 10,15 milhões de veículos comercializados em 2015, a Toyota Motor encerrou o ano passado no posto de fabricante de automóveis que mais vende no mundo. As vendas da Toyota, que incluem as subsidiárias Daihatsu e Hino Motors, caíram 0,8% em comparação com 2014, informou a montadora nesta quarta-feira. As vendas caíram porque seu crescimento nos Estados Unidos não foi suficiente para compensar a desaceleração no Sudeste Asiático e em outros mercados emergentes.

A Volkswagen liderou o setor no primeiro semestre, mas foi afetada pelo escândalo da adulteração dos testes de emissão de poluentes e pela desaceleração da economia chinesa, seu principal mercado. A montadora vendeu 9,93 milhões de unidades no ano passado e ficou em segundo lugar. A americana General Motors (GM), que liderou as vendas durante 70 anos antes de perder o primeiro lugar para a Toyota, ficou em terceiro, com 9,8 milhões de unidades.

Mesmo com a leve queda, a Toyota foi a líder de vendas pela sétima vez nos últimos oito anos. Depois de tomar o posto da GM, em 2008, ela perdeu, também para a GM, apenas em 2011, quando teve dificuldade para retomar a produção após um terremoto atingir o Japão.

Toyota, Volkswagen e GM representam cerca de um terço das vendas globais de veículos. Cerca de 90 milhões de unidades foram comercializadas no mundo em 2015, segundo estimativas do IHS Automotive, serviço de estatísticas da indústria automobilística.

A Toyota também informou nesta quarta-feira que considera assumir o total controle da fabricante de carros pequenos Daihatsu Motor, na qual atualmente tem uma fatia de 51,2%. Toyota e Daihatsu disseram que avaliam essa opção, mas entre outras possibilidades.

Leia mais:

Saiba quais foram os carros mais vendidos no Brasil em 2015

(Da redação)