Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Total de títulos protestados sobe 7,3% no ano até agosto

O aumento na média nacional foi influenciado, principalmente, pela Região Nordeste, que apresentou variação de 16,7% no acumulado do ano

O número de títulos protestados de pessoas jurídicas aumentou 7,3% de janeiro a agosto em todo o país, na comparação com o mesmo período de 2010. Em agosto, o resultado apresentou queda de 1,7% ante julho e subiu 17,4% em relação ao mesmo mês de 2010. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Na Região Sudeste, nos oito primeiros meses de 2011, o total de títulos protestados aumentou 5,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em agosto, houve queda de 7,4% ante julho e crescimento de 13,4% sobre igual mês de 2010. O aumento de 7,3% na média nacional foi influenciado, principalmente, pela Região Nordeste, que apresentou variação positiva de 16,7% no acumulado do ano. O Centro-Oeste também apresentou números acima da média nacional: 8,8% no acumulado de 2011.

Segundo a empresa administradora do SCPC, o valor médio dos títulos protestados em agosto foi de 2 350 reais no Brasil e de 2 400 no Sudeste. “As incertezas no cenário externo devem continuar a influenciar as perspectivas de crescimento da economia brasileira, afetando a capacidade de pagamento e captação de recursos das empresas e podendo trazer efeitos sobre o protesto de títulos no País”, afirma nota da Boa Vista.

(Com Agência Estado)