Clique e assine a partir de 9,90/mês

Toshiba tem prejuízo de US$ 139 mi no 4º tri de 2011

Por Da Redação - 31 jan 2012, 09h41

Por Álvaro Campos

Tóquio – O conglomerado de tecnologia japonês Toshiba informou hoje que teve prejuízo líquido de 10,6 bilhões de ienes (cerca de US$ 139 milhões) no quarto trimestre do ano passado, em comparação com um lucro de 12,37 bilhões de ienes no mesmo período de 2010.

Segundo a companhia, o resultado no quarto trimestre foi prejudicado pela valorização do iene, as enchentes na Tailândia e prejuízos no segmento de televisores. O lucro operacional da Toshiba caiu 72% no período, para 10,53 bilhões de ienes; enquanto a receita recuou 9,3%, para 1,441 trilhão de ienes.

Para o ano atual fiscal da companhia, que termina no fim de março, a Toshiba agora espera um lucro líquido de 65 bilhões de ienes, menos da metade do lucro de 140 bilhões de ienes previsto em outubro. A projeção para a receita foi rebaixada para 6,2 trilhões de ienes, de 7 trilhões de ienes.

Continua após a publicidade

No segmento de televisores, a Toshiba está tentando focar mais em mercados emergentes na Ásia para compensar uma desaceleração na demanda japonesa. Mas o desempenho nesses mercados ainda não é forte o bastante para compensar as perdas no mercado doméstico, segundo afirmou o vice-presidente executivo Makoto Kubo. As informações são da Dow Jones.

Publicidade