Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Tóquio sobe 0,3%, à espera de BCE, Obama e Bernanke

Por Da Redação 8 set 2011, 07h27

Por Hélio Barboza

Tóquio – A Bolsa de Tóquio apresentou ganho modesto nesta quinta-feira, com um volume de negócios relativamente fraco, na medida em que os investidores evitaram fazer grandes apostas antes de eventos importantes previstos para ainda hoje, como a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e os pronunciamentos do presidente dos EUA, Barack Obama, e do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central), Ben Bernanke. O índice Nikkei 225 adicionou 29,71 pontos, ou 0,3%, e fechou aos 8.793,12 pontos.

O mercado abriu em forte alta, impulsionado pela cobertura de vendas a descoberto em ações de exportadoras, pelas previsões otimistas da fabricante de chips norte-americana Nvidia e por uma projeção estável da Intel.

Porém, os números decepcionantes sobre o núcleo das encomendas de maquinário em julho puxaram para baixo as ações do setor. “Os dados indicam claramente uma desaceleração nas vendas e na produção nos próximos meses”, disse Yutaka Yoshii, gerente geral da Mito Securities.

O baixo volume de negócios e as reduzidas oscilações de preço evidenciaram a cautela dos investidores antes dos eventos com potencial para movimentar os mercados nesta quinta-feira, como a reunião do BCE e os pronunciamentos de Obama e Bernanke. “Apesar do consenso de que nada de surpreendente virá de nenhum desses eventos, os mercados vão examinar as nuances de suas palavras”, afirmou Tsuyoshi Segawa, estrategista da Mizuho Securities. As informações são da Dow Jones

Continua após a publicidade
Publicidade