Clique e assine com 88% de desconto

Tombini: petróleo é preocupação de todos os BCs

Por Da Redação - 27 fev 2012, 15h18

Por Luciana Antonello Xavier, enviada especial

Cidade do México – A escalada dos preços do petróleo é uma preocupação de todos os bancos centrais neste momento, disse hoje o presidente do BC brasileiro, Alexandre Tombini, que tem se reunido desde ontem com presidentes dos BCs do grupo das 20 maiores economias do mundo, o G-20, na Cidade do México. “É uma discussão neste fórum e é algo que será monitorado de perto pelo Banco Central”, disse Tombini a jornalistas.

Essa preocupação também foi manifestada ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também participa do G-20. Segundo ele, a alta da commodity em um momento de desaceleração econômica causa danos à economia global. “Nós controlamos a inflação, mas agora temos o problema do petróleo”.

Em entrevista exclusiva ao jornal O Estado de S. Paulo na edição deste domingo, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse que considera “lógico” corrigir o preço dos combustíveis no Brasil, se perdurarem os patamares do petróleo vigentes nos últimos seis meses. Ela disse também que não é vocação da empresa controlar inflação.

Publicidade