Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tolmasquim: vamos incluir São Manoel no leilão de 2012

Por André Magnabosco e Luciana Collet

São Paulo – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou hoje que a usina hidrelétrica São Manoel, localizada no Rio Teles Pires, deverá ser incluída em leilão a ser realizado ainda no primeiro semestre de 2012. Além desse projeto, o executivo espera incluir as usinas hidrelétricas de Sinop e de Cachoeira Caldeirão em concorrências em 2012. “(Os três projetos) são o rescaldo do que deveria ter entrado e que não entrou”, afirmou a jornalistas após a divulgação do resultado do leilão A-5 realizado hoje.

A inclusão de São Manoel em leilões foi postergada devido a impasses envolvendo o projeto, inclusive a concessão de liminares que impediram a realização de audiências públicas. “A liminar foi cassada e com isso esperamos realizar a audiência pública no início de 2012”, revelou, após lembrar impasses com comunidades indígenas locais. Outros projetos hidrelétricos também podem ser incluídos em leilões a serem realizados ao longo de 2012, segundo o executivo.

Questionado a respeito de projetos no complexo do Tapajós, Tolmasquim afirmou que o cronograma é um pouco mais amplo. “Tapajós deve ficar para o final de 2013. Para 2013 não dá mais tempo”, disse.