Toblerone muda de formato e enfurece consumidores
Barras com as características divisões triangulares ficaram mais finas e leves - mas preços foram mantidos
O chocolate Toblerone, com sua tradicional barra dividida em pequenas “pirâmides”, mudou de formato no Reino Unido – e despertou a fúria de centenas de consumidores nas redes sociais. O formato triangular das subdivisões da barra permanece, mas a distância entre cada um dos pedaços cresceu. Os fãs da marca não perdoaram.
A Mondelēz International, fabricante do chocolate, decidiu pela mudança para evitar aumentar o preço das barras. Elas ficaram mais leves, mas seu preço foi mantido. A de 400 gramas passou a ter 360 gramas, e a de 170g agora tem 150g.
No Twitter, John Prescott, ex-vice-primeiro-ministro britânico, pôs a culpa da mudança no Brexit. Ele postou a imagem de barras antes e depois da mudança com a legenda “antes do Brexit” e “depois do Brexit”. O meme faz referência à decisão dos britânicos de deixar a União Europeia.
Outro consumidor, desolado, faz a pergunta: “O que vem agora?”
Um internauta arriscou um palpite: “esse será o Toblerone daqui a três anos”. Com a frase, uma barra do cchocolate sem seus triângulos característicos.
No Facebook, a marca explicou a mudança. “Assim como muitas outras empresas, estamos enfrentando a alta dos preços de muitos ingredientes. Temos absorvido esses custos pelo maior tempo possível, mas para garantir que o Toblerone continue com um preço (…) ao alcance dos consumidores e com seu formato triangular, tivemos que reduzir o peso de apenas duas de nossas barras no Reino Unido.”