Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TIM participará do leilão de telefonia de 4ª geração

Por Eduardo Rodrigues

Brasília – O presidente da Telecom Itália, Franco Barnabé, confirmou nesta quinta-feira, após encontro com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que a TIM participará do leilão da faixa de 2,5 gigahertz voltada para a telefonia de quarta geração (4G). A data prevista para o leilão é o dia 12 de junho.

O executivo italiano, no entanto, não confirmou se a TIM também disputará a faixa de 450 megahertz voltada para banda larga móvel rural. “O edital é um só e estamos analisando como vamos participar”, acrescentou. Barnabé afirmou que a visita ao ministro brasileiro foi um encontro de cortesia no qual foram apresentados os investimentos da TIM no Brasil.

O executivo destacou a ampliação das redes de fibra óptica da companhia nos municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro por meio da TIM Fiber, além da parceria com a Telebrás na construção e exploração de redes. “Estamos construindo um projeto monumental de conexão na Amazônia e vamos colocar essa rede à disposição também dos concorrentes”, completou Barnabé.

Também esteve no encontro o novo responsável pela TIM no Brasil, Andrea Mangoni, que fará a transição na companhia até a escolha do novo CEO no País. Segundo Barnabé, a escolha do novo presidente da TIM no Brasil não será balizada “pela nacionalidade ou passaporte, mas sim pela excelência”.