TIM divulga relatórios para mostrar que não ‘derruba’ ligações
Estudos da Ericsson e a PricewaterhouseCoopers, enviados à Anatel, demonstram que a operadora não desconecta chamadas de forma proposital
Relatórios apontam ainda que o número de ocorrências não seria elevado
A TIM informou nesta quarta-feira, em nota à imprensa, que contratou a Ericsson e a PricewaterhouseCoopers para apurar e esclarecer indícios do relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que sugere quedas de chamadas dos clientes Infinity motivadas por ação deliberada da companhia.
Segundo o comunicado da TIM, o trabalho da Ericsson demonstra que não houve intenção em “derrubar” ligações. “Segundo as avaliações, escopo deste trabalho, a Ericsson pode seguramente afirmar que não existem evidências levantadas nas Centrais Telefônicas e Solução de Rede Inteligente Ericsson que indiquem formas propositais ou intencionais de promover desconexões na rede SMP da TIM.”
Além disso, o relatório da empresa sueca acrescenta que não há qualquer evidência de que a taxa de queda de chamadas seja da ordem de 24%.
O resultado alcançado pela metodologia adotada pela Ericsson quanto ao cálculo da taxa em 8 de março de 2012 – objeto de estudo do relatório da Anatel – foi de 2,09%. O dado está em linha com o resultado de 2,04% gerado internamente pela TIM e que foi confirmado pela PricewaterhouseCoopers por meio de um relatório de Procedimentos Previamente Acordados (PPA).
Os dois estudos foram concluídos recentemente e apresentados à Anatel, como contribuição para o trabalho que a agência está finalizando para esclarecer a questão.
Ainda segundo a TIM, as conclusões ratificam a afirmação feita pela operadora anteriormente, negando práticas ilícitas e manobras contrárias à premissa de transparência no relacionamento com seus clientes. A companhia reafirma seu compromisso com a prestação de serviços com qualidade, transparência e, sobretudo, idoneidade com os consumidores.
(com Estadão Conteúdo)